ENTRUDO DE LAZARIM | 2018
[Em memória de Afonso de Almeida e Castro (1925-2018)]
Uma equipa da Cruzes Canhoto esteve este ano a cobrir o ritual de Carnaval de Lazarim (Lamego). Das três visitas que foram realizadas ao longo do mês que antecedeu o período do Entrudo, resultaram vários registos de reportagem, nos quais se inclui este vídeo.
Cruzados com as imagens da Terça-feira Gorda, podem ver-se excertos das entrevistas que foram realizadas aos dois construtores de máscaras de madeira mais importantes de Lazarim: Adão Almeida e Afonso Castro (entretanto falecido, a 26 de Abril de 2018).
O ritual tem expressão máxima logo a seguir ao almoço de Terça-feira, quando um grupo de bombos – ao jeito dos Zés Pereiras minhotos – percorre as ruas da vila, convocando os caretos, que vão aparecendo a espaços de todo o lado. O local de encontro é o recentemente inaugurado CIMI (Centro Interpretativo da Máscara Ibérica).
Dali, partem para o largo central, onde se procede à leitura dos Testamentos da Comadre e do Compadre. A modos de desafio, os rapazes e as raparigas da terra afrontam-se uns aos outros, não se poupando nas denúncias e nos insultos, com recurso ao mais ordinário do vernáculo popular.
Feitas as contas do ano vencido, saem todos de novo em desfile até à encosta que faz frente à povoação, onde se queimam e fazem explodir os bonecos, representativos da Comadre e do Compadre. Voltam, de seguida, todos em grupo ao centro da vila, agora para a eleição do melhor traje e da melhor máscara de Carnaval.
A festa continua pela noite dentro, dando satisfação ao corpo e à alma de forma livre, com petiscos vários em abundância, generosamente oferecidos pelos locais a todos os participantes.
Entrevistados:
Afonso de Almeida e Castro
Adão de Castro Almeida
Imagem e Edição:
Joana Soares
Correcção de cor:
Nuno Marques
Entrevista:
Maria Manuela Restivo
Agradecimentos:
Afonso de Almeida e Castro
Adão de Castro Almeida
Daniel Silva
Dona Amélia
Paulo Barradas – C.M. Lamego
__
Ver entrevista a Adão Almeida na página Arte Popular Portuguesa de Ana a Zé:
__
Ver biografias dos artesãos de máscaras, Adão Almeida, Afonso Castro, Paulo Fernandes e Rui Costa na página Arte Popular Portuguesa de Ana a Zé: