🔝 🎬 «KEDMA» 2002 (Kedma). Diretor: Amos Gitaï. CONFLITO: JORNADA PALESTINA VERSUS FORÇAS BRITÂNICAS. Em 1948, sete dias antes da criação do Estado de Israel, o “NAVIO KEDMA“ chega à PALESTINA com um grupo de JUDEUS REFUGIADOS da Europa, encontrando uma guerra local entre as tropas inglesas e o exército secreto judeu, que os impede de desembarcar.
❗ SINOPSE & INFO: O filme segue um heterogêneo grupo de judeus, REFUGIADOS da SHOAH, que sai da Europa rumo à PALESTINA durante os estágios iniciais da Guerra Árabe-Israelense. Logo na chegada, o grupo de imigrantes, trazido ILEGALMENTE para a PALESTINA Mandatária pelo PALMACH, é perseguido por soldados britânicos. Faltavam poucos dias para as forças britânicas deixarem a PALESTINA definitivamente, e os soldados fazem um esforço apenas moderado para impedir que os refugiados entrem na região.
Em seguida, os refugiados são armados e participam de uma ação contra um vilarejo árabe que RESISTE CONTRA A DESOCUPAÇÃO, determinada pelo Plano de Partição da Palestina, e impede a passagem do comboio da PALMACH, a caminho de JERUSALÉM.
No filme, destacam-se dois longos monólogos - o de um camponês árabe, YUSSUF, que promete se opor aos judeus para sempre, e o de um refugiado judeu, JANUSZ (Andrei Kashkar), que, em desespero diante da violência da guerra, fala sobre o interminável sofrimento do seu povo, em busca de uma identidade: “Os góis fizeram nossa história... acho que Israel não é mais um país judeu.“ . O filme pretende ser uma resposta mais realista à descrição romanceada de um outro filme, Exodus (1960), de Otto Preminger.
17out2023