🎬 🔝 «NAPOLEÃO» 2023 (Operation Napoleon)⚙Ajuste #Legendas Diretor: Ridley Scott. Filme traz um novo olhar sobre a vida do fascinante NAPOLEÃO BONAPARTE, icônico Imperador Francês, a partir da relação dele com a mulher - num elo de amor ardente e conturbado. Pergunta que não quer calar: NAPOLEÃO realmente era ’RUIM DE CAMA’ como retratado no filme??! A Imperatriz JOSEPHINE era viúva, 6 anos mais velha e mãe de dois filhos quando eles se casaram.
❗SINOPSE: O longa acompanha as origens de NAPOLEÃO BONAPARTE (Joaquin Phoenix ) e sua rápida e implacável ASCENSÃO a IMPERADOR, visto através do prisma de seu relacionamento #VISCERAL e muitas vezes volátil com sua esposa e verdadeiro amor, JOSEPHINE (Vanessa Kirby). Era no CALOR DA BATALHA que a mente talentosa de NAPOLEÃO como ESTRATEGISTA MILITAR brilhava mais. Vindo do NADA para governar TUDO, ao mesmo tempo ele travava uma OUTRA GUERRA: uma cruzada romântica com sua ESPOSA ADÚLTERA. Conquistando o mundo para tentar conquistar o AMOR dela, quando não consegue, ele tenta destruí-la - e destrói a si mesmo no processo.
12jun2024
#INFO: Em outubro de 1793, a Revolução Francesa chega ao seu ápice e as ruas de Paris são tomadas por um sentimento generalizado contra a monarquia. Um jovem oficial chamado Napoleão Bonaparte testemunha a execução de Maria Antonieta na guilhotina. Meses mais tarde, o líder revolucionário Paul Barras envia Napoleão para comandar tropas francesas no Cerco de Toulon. Bonaparte consegue tomar a cidade e destruir os navios da Marinha Real Britânica. O líder do Reino do Terror Maximilien Robespierre é deposto e executado e as lideranças francesas tentam restaurar a estabilidade do país.
Bonaparte suprime a revolta realista de 13 Vendémiaire e conquista o apoio de Barras. A pedido de um jovem aristocrata, Napoleão visita à residência dos Beauharnais para entregar o sabre que havia sido de seu pai, morto na Praça da Revolução por ordem do Diretório. Napoleão se encanta pela viúva Josefina de Beauharnais e os dois eventualmente se casam meses mais tarde.
Apesar de uma vida sexual intensa, o casal luta para conseguir gerar um herdeiro. Em 1798, Napoleão é enviado para comandar as tropas francesas na Campanha do Egito e vence as tropas otomanas na Batalha das Pirâmides, mas regressa à França quando descobre que Josefina possui um amante dez anos mais jovem. O Diretório acusa Bonaparte de ter deserdado temporariamente no Egito e este se une a Talleyrand, Fouché, Sieyès e Ducos para assumir o poder como Primeiro Cônsul.
Em 1804, o povo se reúne na Catedral de Notre-Dame para assistir à coroação de Napoleão como Imperador dos franceses. Napoleão toma a coroa das mãos do Papa Pio VII e coroa a si e a Josefina como Imperadores. Talleyrand sugere uma aliança com o Império Austríaco, mas o Imperador Francisco I recusa a proposta. Um ano mais tarde, Napoleão consegue prevalecer contra os austríacos e os russos na Batalha de Austerlitz, forçando-os a recuar sobre lagos congelados em uma emboscada.
Após a batalha, Napoleão convida Francisco I e o Czar Alexandre I para uma negociação, mas Alexandre I se recusa a participar. Letícia Bonaparte faz com que seu filho engravide uma prostituta, provando que Josefina é estéril. Napoleão decide romper seu casamento com Josefina alegando pensar na continuidade de seu império, mas ambos continuam mantendo correspondências anos após. Napoleão se casa com Maria Luísa de Áustria e o casal gera um filho um ano mais tarde.
Em 1812, Napoleão invade a Rússia após Alexandre I romper com um tratado de paz entre os países. Napoleão prevalece sobre o Exército Imperial Russo apesar das baixas sofridas nas mãos dos Cossacos do Don na Batalha de Borodino. Após prosseguir pelo território russo, as tropas de Napoleão encontram a cidade de Moscou abandonada e incendiada de forma misteriosa. Sem conseguir confrontar Alexandre I diretamente, Napoleão ordena a evacuação das tropas de volta para a França, temendo o rigoroso inverno russo. Após mais de um ano de guerra, em 1814, Napoleão é derrotado pela Sexta Coligação e enviado para o exílio na Ilha de Elba. A prisão de Napoleão dura menos de um ano enquanto o Rei Luís XVIII é restaurado no trono francês e volta a desfrutar de uma vida de privilégios aos moldes do Antigo Regime. Napoleão descobre que Josefina está com a saúde frágil e foge de seu exílio.
Os exércitos de Prússia, Grã-Bretanha, Áustria e Rússia se unem contra Napoleão e formam mais uma coligação de forças para detê-lo. Meses depois, Napoleão trava uma sangrenta batalha contra as tropas comandadas pelo Duque de Wellington na Campanha de Waterloo. A cavalaria francesa é massacrada pelos regimentos da infantaria britânica enquanto Napoleão ordena que seus soldados lutem até os últimos recursos. Os reforços do Marechal Blücher chegam para apoiar os britânicos e os franceses são derrotados. Napoleão aceita os termos da sua derrota. Fonte: