O samba de roda é uma das muitas tradições trazidas ao Brasil pelos escravos africanos. Trata-se de uma variante do samba que faz parte de um estilo musical popular brasileiro que reúne diversas músicas, instrumentos próprios, poesias e danças.
O Samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII, foi trazido para o Brasil com a chegada dos escravos angolanos. Hoje, ele é patrimônio e herança cultural da cultura afro-brasileira.
Atualmente, essa manifestação artística está presente em todas as partes do Brasil. Na Bahia, é no Recôncavo baiano que esse ritmo é mais popular. Isso porque essa região foi palco da chegada de escravos africanos.
Curiosodades sobre o samba de roda:
• em 2003, ele foi incluído no Livro de Registro as Formas de Expressão.
• em 2005, passou a ser Patrimônio Imaterial da Humanidade, tendo sido considerado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco.
• em 2013, recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O samba de roda é formado por uma roda de pessoas que acompanham batendo palmas e por um grupo de músicos que tocam diversos instrumentos como : a viola, o pandeiro, o triangulo, o prato, o chocalho, o atabaque, o ganzá, a viola, o reco-reco, o agogô e o berimbau.
Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve música e lutas, e aos orixás, entidades espirituais africanas.
Samba da Bahia