Agosto De 1944 - Eles Libertaram Paris • 2014 (Août 1944, Ils ont libéré Paris) #WWII by Serge de Sampigny
🔝 🎬 «AGOSTO DE 1944 - ELES LIBERTARAM PARIS» 2014 #DOCUMENTÁRIO (ILS ONT LIBÉRÉ PARIS). #WWII Dirigido por Serge de Sampigny, produzido por Histodoc com a participação de “France Télévisions et de Planète “.
❗ SINOPSE: Este filme relembra um dos episódios mais gloriosos da nossa história, um dos símbolos do renascimento da França. Em AGOSTO de 1944, após quatro anos de OCUPAÇÃO NAZISTA, os PARISIENSES revoltaram-se contra os alemães sem esperar pela chegada das tropas aliadas. Este documentário narra uma das páginas mais emocionantes da LIBERTAÇÃO da FRANÇA no VERÃO de 1944.
Uma LIBERTAÇÃO saudada pelo General De GAULLE que discursou diante do Hôtel de Ville, no coração da cidade, assumindo a posição de LIBERTADOR. Mas será que todos os parisienses se revoltaram? E essa libertação foi exemplar?
Ao afastar-nos das visões franco-francesas, ao comparar pontos de vista, ao dar voz aos veteranos do exército alemão que estiveram estacionados em PARIS no VERÃO de 1944, ao recolher os testemunhos de combatentes da resistência, de colaboradores, de simples cidadãos, de soldados do segundo DB e a quarta divisão de Infantaria Americana, contamos uma história mais complexa. A LIBERTAÇÃO DE PARIS foi um dos acontecimentos mais filmados da Segunda Guerra Mundial. Graças a numerosos novos arquivos, parcialmente coloridos e revelados em alta definição, graças aos filmes amadores desenterrados nos guarda-roupas das famílias francesas, este documentário relembra um dos acontecimentos fundadores da nossa história.
15jul2024/25ago2024
C’est l’un des épisodes les plus glorieux de la Seconde Guerre mondiale, l’un des symboles de la renaissance de la France, après quatre ans d’occupation allemande.
En août 1944, les Parisiens se révoltaient contre les Allemands, sans attendre l’arrivée des troupes alliées. Mais les Parisiens se sont-ils tous révoltés ? Et cette libération a t-elle été exemplaire ? En donnant la parole aux témoins directs, notamment les soldats allemands qui étaient en poste à Paris, ce documentaire raconte l’une des pages les plus palpitantes de la libération de la France à l’été 44.
Réalisateur Serge de Sampigny