VIOLÊNCIA POLÍTICA RACIAL, MAURO CID NA CPI e EDUARDO BOLSONARO NA MIRA DA PF | Direto da Redação
Neste episódio, os jornalistas Maurício Thuswohl e Rodrigo Martins entrevistam o deputado estadual Renato Freitas, do PT do Paraná. Pela terceira vez, o jovem negro é alvo de um processo disciplinar que pode abreviar a sua carreira política. Quando foi vereador de Curitiba, Freitas foi cassado duas vezes por ter participado de uma manifestação, dentro da Igreja do Rosário, em repúdio aos assassinatos do congolês Moïse Kabagambe no Rio de Janeiro e do repositor de estoques Durval Teófilo Filho em São Gonçalo – este último executado por um sargento da Marinha que alega ter confundido o vizinho com um assaltante.
À época, a Arquidiocese de Curitiba saiu em defesa do parlamentar, ponderando que o protesto era justo e ocorreu somente após a realização de uma missa. Ainda assim, seus colegas o afastaram do cargo, uma decisão revoga pela Suprema Corte, a enxergar na severa punição um reflexo do racismo estrutural. Agora, Freitas é alvo de uma reclamação protocolada pelo deputado bolsonarista Ricardo Arruda, que frequentemente faz comentários preconceituosos contra o colega na tribuna da Assembleia Legislativa. Outro episódio a expor o racismo na política brasileira.
Os jornalistas da CartaCapital também falam sobre a expectativa do depoimento do coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, à CMPI dos Atos de 8 de Janeiro, que devastaram as sedes dos Três Poderes, numa fracassada tentativa de golpe de Estado. Comentam ainda as declarações do deputado Eduardo Bolsonaro durante um evento em Brasília, no qual o filho Zero Três do ex-presidente comparou a atuação de “professores doutrinadores” com a de narcotraficantes “que tentam sequestrar e levar os nossos filhos para o mundo do crime”. O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal investigue a eventual prática de crime contra a honra ou apologia à conduta criminosa.
O Direto da Redação é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18 horas. Acompanhe e participe do debate em nosso chat.
Seja membro do Clube do Canal de CartaCapital e tenha acesso a benefícios exclusivos:
Assine e apoie CartaCapital:
Inscreva-se no canal de CartaCapital no YouTube:
Siga CartaCapital nas redes sociais:
- Facebook:
- Twitter:
- Instagram: